sábado, 27 de fevereiro de 2016

A Filosofia e a Psicanálise

O homem está sempre querendo chegar a algum lugar. E foi querendo chegar a algum lugar que apareceu a filosofia na psicanálise. E nessa direção, a psicanálise usa da filosofia e a traz para dentro do setting terapêutico. Orientando-se da filosofia, a psicanálise transforma o que não é real para o que possa vir a ser. Dentro do setting terapêutico, eu posso viver essa filosofia, que até então estava só nos livros.
A psicanálise vem com uma proposta de transformar aquilo que ainda não é, que ainda não aconteceu, que ainda não se tornou real, mas pode ser, pode se tornar real.
A filosofia, constituída como um sistema de sentido, ajuda a psicanálise (psicoterapeuta) a romper com a obscuridade. Em outras palavras, a filosofia vem como um suporte para alicerçar a psicanálise, para que, tanto o psicoterapeuta como paciente possam refletir. 
Sendo assim, o psicoterapeuta não detém o saber absoluto, não detém a certeza. Mas, com a ajuda da filosofia, sai em busca do conhecimento, de novos sentidos (interpretações) e de novas dúvidas.
Como disse William Shakespeare: “Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que pode sonhar tua vã filosofia”.









Carlos César Pedretti Paulino
Psicoterapeuta
Fone: 17-988228451
carloscpaulino@hotmail.com

6 comentários:

  1. Belíssimo texto querido amigo Carlos, é muito enriquecedor ter sua colaboração para a nossa expansão tanto em grupo quanto individual, sempre em busca do saber para podermos ser.

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto querido amigo Carlos, é muito enriquecedor ter sua colaboração para a nossa expansão tanto em grupo quanto individual, sempre em busca do saber para podermos ser.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Texto expressivo e cheio de verdades com amor. Parabéns, querido companheiro.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, meu caro e querido amigo Carlos, suas palavras nos chegam carregadas de sabedoria, que alimentam a Alma. Parabéns pela busca incessante do conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, meu caro e querido amigo Carlos, suas palavras nos chegam carregadas de sabedoria, que alimentam a Alma. Parabéns pela busca incessante do conhecimento.

    ResponderExcluir