sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A Dupla Frustrada: uma resistência à mudança catastrófica.

Quando nos referimos à dupla dentro de uma analise (analisando e analista) nem sempre ela vai elucidar uma mudança catastrófica, em que Wilfred Ruprecht Bion (1897 — 1979)  nos orienta ser o essencial dentro de uma analise.
        
Wilfred Ruprecht Bion
(1897 — 1979)
A mudança catastrófica é uma transição de K (conhecimento) para Ó (realidade ultima), ou seja, é uma abertura ao um novo universo que por outrora gera medo e desconforto, onde a resistência aparece como meio de evitar a frustração que é gerada nessa transição de expansão do pensamento.
“Diz Bion que a resistência a esse tipo de mudança é um sinal não só da existência da mente, da existência da realidade ultima, mas do medo que as pessoas têm de crescer e de passar de K para Ó.” (REZENDE, 1994, pg. 190)
         
Galileu Galilei
(1564 — 1642)
Podemos assim exemplificar a história de Galileu Galilei (1564 — 1642), físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano, com os cientistas, onde quando pede a eles que observem que os astros se movem os mesmos recusam-se a olhar, pois querem se manter na teoria de Aristóteles que afirma que os astros não se movem. Se os cientistas aceitassem olhar, o universo mental deles viria a baixo e eles seriam obrigados a crescer.
 
“A interpretação que faz crescer é um ato de conhecimento, e a resistência ao crescimento pode muito bem começar como um ataque a K. Atacando K, ataca também os efeitos emocionais, por exemplo, a capacidade criativa desse mesmo par.” (REZENDE, 1994, pg.192)

        
A teoria bioniana sobre a interpretação que gera o crescimento nos refere que a resistência como forma de ataque ao vinculo K, acontece com a dupla frustrada em relação com os quatros critérios para uma boa interpretação, aquela que faz crescer, ou seja, critérios da verdade, da vida, da expansão e da negatividade. Quando o vinculo é atacado podemos dizer que o ataque é a um desses critérios.
        
Bion discorre que a catástrofe pode atingir a curiosidade como desejo de aprender e se expandir quando a mesma não é estática, mas ativa. Tendo relação com K mais principalmente com a evolução de K para Ó, ou seja, a catástrofe compromete a evolução do aprendizado ao crescimento psíquico, quando isso ocorre não há possibilidade de passar de K para Ó.

         
Para restabelecer o vinculo o analista precisa saber reconhecer e lidar com o seu lado psicótico da mente para assim saber lidar com o ataque psicótico do paciente ao vinculo tornando se capaz de ser continente para o excesso de identificação projetiva, pois este paciente esta usando mecanismos psicóticos para se comunicar com o analista e se o mesmo não souber decifrar esse mecanismo é como se o próprio analista estivesse atacando o vinculo. 
REZENDE,Antonio Muniz, A metapsicanálise de Bion, além dos modelos. Ed.Papirus, 1994




Jessica Kemelly Marques
Ψ Psicoterapeuta/Psicanálise
Contato: (17) 3249-4781/ 99154-5310

Nenhum comentário:

Postar um comentário