sábado, 3 de setembro de 2016

I Jornada do GEPA

I Jornada do GEPA
Grupo de Estudo Psicanálise do Acolhimento
Da Capacidade de Vinculação no Mundo Atual
Dia 08 de outubro de 2016, sábado. A partir das 09:00, no Centro Cultural Vasco, Rua São João n° 1840
Boa Vista
Investimento R$ 30,00 antecipado - Inscrições pelo e-mail prof.renatodiasmartino@gmail.com, informações pelo fone 17-30113866


Conferencias:
OS RELACIONAMENTOS LÍQUIDOS E AS VIRTUALIDADES
Jessica Kemelly Marques - Psicoterapeuta
Uma reflexão sobre os novos arranjos de relacionamentos que por outrora tem se tornado cada vez mais líquido. O que faz com que isso aconteça? Estaríamos em uma nova era de relacionamentos? Essas são algumas questões que serão abordadas no decorrer da reflexão.
PSICANÁLISE E CONTEMPORANEIDADE: Desafios ao Cuidado Psicoterapêutico
Mical Cavalcante - Psicoterapeuta
Os desafios do cuidar na contemporaneidade. Das Vicissitudes importantes ocorrentes desde o nascimento da psicanálise,  que prosseguem afetando o sujeito em todas as eras, até as novas formas de enfrentá-las no presente momento. Com os impactos do imediatismo do mundo pós-moderno, a intolerância à frustração e ainda as transformações no conceito de subjetividade, como a psicanálise contribui com suas teorias e práticas para certa forma de manejo de tais inquietações.
A IMPORTÂNCIA DO OLHAR RECONHECEDOR: Da teoria a prática clínica
Paulo Henrique de Oliveira - Psicoterapeuta
Descrição: Pensar através da proposta teórica psicanalítica a constituição do sujeito sob a importância do olhar do outro, suas implicações; e os desafios da clínica psicanalítica contemporânea.
DESAMPARO E O AMOR SEQUESTRADO: O Complexo da Mãe Morta
 Maicon Vijarva - Psicoterapeuta
A separação saudável deve dar lugar à criação de uma mediação para paliar os efeitos traumáticos da ausência e elaborar a integração no interior do ego da criança. A ausência de afetividade produzirá um “complexo”, que remonta hipoteticamente o afastamento e falta de interesse materno, que conduzirá a criança a assumir medidas drásticas, como indiferença ante o mundo externo e identificação inconsciente com a mãe melancólica.
A PSICANÁLISE E O PENSAR: Dentro e fora do setting terapêutico.
Aline Fiamenghi Portera Do Carmo - Psicoterapeuta
O pensar gera desconforto e não é bem recebido no mundo da obrigação do saber, do fazer e da euforia. A contemporaneidade com suas ferramentas para lidar com o mundo externo deixando a desejar quanto ao interno.
No setting terapêutico é possível encontrar um ambiente acolhedor, proporcionando a sensação de amparo através da escuta cuidadosa e atenta do analista real que não embutirá pensamentos no analisando, mas deve sim questioná-los. Abre-se a oportunidade de amadurecimento mental para lidar com os obstáculos do dia-a-dia.
A DEPRESSÃO E O AMAR - Apresentação do livro A Depresão e o Amar
Thais Regina Pereira e Jéssica Tathyane Barbosa - Psicoterapeutas e Escritoras
O sujeito em processo depressivo está exposto a transformação e consequentemente a dor psíquica. Como lidar, e vivenciá-la, de maneira saudável? O vínculo afetivo vem para nos auxiliar nesta busca incessante. A vinculação afetiva capaz de ser continente e acolhedora pode auxiliar no enfrentamento da dor emocional, para transpor com menor sofrimento e melhor capacidade de se transformar e desenvolver-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário